Doce Cuidar
  • (19) 97406 5095 / (19) 4115 0066

Artigos

Uma série de artigos e notícias interessantes sobre saúde e cuidado

Complicações do Diabetes Mellitus

Complicações do Diabetes Mellitus

 

     A elevação da glicemia a longo prazo, acarreta lesões em várias partes do organismo, de maneira que as doenças cardiovasculares representam a principal causa de morte (52%) nos diabéticos tipo 2. A obesidade e hipertensão arterial presentes frequentemente nestes pacientes ajudam a entender isso.

   Outra complicação presente é a nefropatia diabética, presente em 40% dos diabéticos e é a principal causa de insuficiência renal em pacientes que ingressam em programas de diálise. A mortalidade em programas de hemodiálise é maior do que a dos não-diabéticos. Cerca de 40% dos pacientes morrem no primeiro ano de tratamento, principalmente por doença cardiovascular.

    Outra complicação é a Retinopatia Diabética (RD) que acomete cerca de 40% dos pacientes e é a principal causa de cegueira entre 25 e 74 anos. A maioria dos casos de cegueira (90%) é relacionada à RD e pode ser evitada através de medidas adequadas, que incluem, além do controle da glicemia e da pressão arterial, a realização do diagnóstico em uma fase inicial e passível de intervenção. Essas medidas diminuem a progressão das alterações retinianas, não revertendo os danos já estabelecidos. Por isso é muito importante que seja feito o diagnóstico da RD em suas fases iniciais antes que lesões que comprometem a visão tenham ocorrido. 

 

 

Comentários

Deixe aqui o seu comentário