Doce Cuidar
  • (19) 97406 5095 / (19) 4115 0066

Artigos

Uma série de artigos e notícias interessantes sobre saúde e cuidado

Prevenção de Feridas em Pacientes Acamados

Prevenção de Feridas em Pacientes Acamados

Mantenha a pele do paciente acamado bem cuidada para prevenir lesões.

Utilize almofadas para apoio e para diminuir a pressão em calcâneos e cotovelos por exemplo. Um colchão específico também é recomendado, tipo caixa de ovo. 

Examine a pele nos locais de maior contato e pressão como calcâneos, cotovelos, entre joelhos e costas. Se a pele apresentar vermelhidão e calor fique alerta para a formação de lesão nesta região. 

Mantenha sempre a pele limpa e seca. Evite a umidade resultante da transpiração, da liberação de fluidos de uma determinada ferida ou da urina.

Lave delicadamente a pele com sabões suaves e água morna (não quente). Não esfregue nem empregue uma força excessiva na lavagem da pele. Os sabões agressivos, feitos à base de álcool, secam a pele. Aplique uma loção ou um hidratante para evitar que tal aconteça. 

Seque delicadamente a pele depois de a lavar. Não a esfregue ao secar.

Quando estiver na cama mude de posição pelo menos de 1 ou de 2 em 2 horas. Regular um despertador, assim como elaborar um horário, poderá ajudar a lembrar-se do momento em que se deve virar. 

Ao mudar a posição da pessoa na cama não a arraste. Levante-a para evitar arranhar a pele ou, então, use a roupa de cama ou um mecanismo de elevação, como por exemplo um trapézio. 

Mantenha o lençol de baixo bem esticado. 

Certifique-se de que não existem objetos duros na cama, tais como migalhas ou ganchos de cabelo. 

Esses cuidados básicos ajudam a prevenir formação de feridas e contribuem para o bem estar geral do paciente acamado, afinal é muito mais fácil a prevenção do que o tratamento de uma ferida.

Comentários

Deixe aqui o seu comentário