Estas abordagens, apesar de simples, são úteis e podem ajudar na prevenção de infecção urinaria.
Prevenção de Feridas em Pacientes Acamados

Mantenha a pele do paciente acamado bem cuidada para prevenir lesões.
Utilize almofadas para apoio e para diminuir a pressão em calcâneos e cotovelos por exemplo. Um colchão específico também é recomendado, tipo caixa de ovo.
Examine a pele nos locais de maior contato e pressão como calcâneos, cotovelos, entre joelhos e costas. Se a pele apresentar vermelhidão e calor fique alerta para a formação de lesão nesta região.
Mantenha sempre a pele limpa e seca. Evite a umidade resultante da transpiração, da liberação de fluidos de uma determinada ferida ou da urina.
Lave delicadamente a pele com sabões suaves e água morna (não quente). Não esfregue nem empregue uma força excessiva na lavagem da pele. Os sabões agressivos, feitos à base de álcool, secam a pele. Aplique uma loção ou um hidratante para evitar que tal aconteça.
Seque delicadamente a pele depois de a lavar. Não a esfregue ao secar.
Quando estiver na cama mude de posição pelo menos de 1 ou de 2 em 2 horas. Regular um despertador, assim como elaborar um horário, poderá ajudar a lembrar-se do momento em que se deve virar.
Ao mudar a posição da pessoa na cama não a arraste. Levante-a para evitar arranhar a pele ou, então, use a roupa de cama ou um mecanismo de elevação, como por exemplo um trapézio.
Mantenha o lençol de baixo bem esticado.
Certifique-se de que não existem objetos duros na cama, tais como migalhas ou ganchos de cabelo.
Esses cuidados básicos ajudam a prevenir formação de feridas e contribuem para o bem estar geral do paciente acamado, afinal é muito mais fácil a prevenção do que o tratamento de uma ferida.
Comentários
Lucelene
27 junho, 2023
Deixe aqui o seu comentário