Doce Cuidar
  • (19) 97406 5095 / (19) 4115 0066

Artigos

Uma série de artigos e notícias interessantes sobre saúde e cuidado

50% dos diabéticos ainda não receberam o diagnóstico!

50% dos diabéticos ainda não receberam o diagnóstico!

    O Diabetes Melittus (DM) acomete cerca de 7,6% da população brasileira entre 30 e 69 anos de idade. Cerca de 50% dos pacientes desconhecem o diagnóstico e 24% daqueles reconhecidamente portadores de DM não fazem qualquer tipo de tratamento.

    É uma doença caracterizada pela elevação da glicose no sangue (hiperglicemia), devido a falta de insulina ou uma dificuldade na ação do hormônio Insulina, produzido no pâncreas, pelas chamadas células beta. A insulina promove a entrada de glicose para as células do organismo
e quando ocorre a elevação da glicemia no sangue podemos estar diante de um quadro de diabetes.

Classificação

Tipo 1 (DM 1) - nossos anticorpos destroem as células beta pancreáticas ocasionando a deficiência de insulina, com emagrecimento, sede, diurese e fome excessivas, se não tratada ou descoberta pode ate levar a cetoacidose diabética, um quadro grave, com risco de vida ao paciente e até coma. Esse tipo de diabetes ocorre em crianças e adultos jovens.


Tipo 2 (DM 2) - É a que ocorre em 90 % dos casos, a insulina tem sua ação dificultada, e ocorre um aumento do nível para tentar manter a glicemia adequada, é o que chamamos de resistência a insulina. Acomete adultos normalmente a partir dos 50 anos, em geral obesos ou com aumento de peso e inatividade física. Outros sinais que chamam a atenção são feridas que demoram para cicatrizar, infecções de repetição, alterações visuais, formigamento nas mãos e pés.


Diabetes Gestacional - Ocorre durante a gestação, podendo ser passageira ou não, normalmente detectada no terceiro trimestre.

Outros tipos de diabetes

 Esses tipos são decorrentes de defeitos genéticos associados a outras doenças ou ao uso de medicamentos.

  • Diabetes por defeitos genéticos da função da célula beta;
  • Por defeitos genéticos na ação da insulina;
  • Por doenças do pâncreas exócrino como: pancreatite, neoplasia, hemocromatose e fibrose cística por exemplo;
  • Induzida por drogas ou produtos químicos como: diuréticos, corticoides, betabloqueadores, contraceptivos entre outros.


Quais exames podemos fazer para descobrir o Diabetes?

     A Sociedade Brasileira de Diabetes recomenda como critério de diagnóstico de Diabetes Mellitus as seguintes condições:

  • Hemoglobina glicada maior que 6,5% confirmada em outra ocasião (dois testes alterados);
  • Uma dosagem de hemoglobina glicada associada a glicemia de jejum maior que 200 mg/dl na presença de sintomas de diabetes;
  • Sintomas de urina e sede intensas, perda de peso apesar de ingestão alimentar, com glicemia fora do jejum maior que 200mg/dl;
  • Glicemia de jejum maior ou igual a 126 mg/dl em pelo menos duas amostras em dias diferentes;
  • Glicemia maior que 200 mg/dl duas horas após ingestão de 75g de glicose.

Comentários

Deixe aqui o seu comentário

  • 03.nov.2017

    As complicações do diabetes levam milhares de paciente a cegueira, perda do funcionamento renal com consequente necessidade de hemodiálise, aumentam as chances de infarto, acidentes vasculares cerebrais e perda da visão.

  • 06.mar.2017

    A Demência pode apresentar diversas formas e causas. Dependendo do tipo pode ser reversível ou controlada. Algumas atitudes muitas vezes inusitadas ou constrangedoras podem ser um sinal da doença.

    Você sabia que controlando os fatores de risco para demência, também controla risco para infarto?

  • 06.mar.2017

    Genes podem falar se você tem risco de desenvolver algum tipo de câncer.
    O exemplo de Angelina Jolie ilustra um pouco o que dizemos aqui.

  • 15.jan.2017

    Imaginemos uma pessoa com câncer de mama, e faremos uma breve viagem , com início no ano de 2500 a.C., em que não havia tratamento; até o  ano 500 a.C.;em que Atossa, rainha da Pérsia, enfaixava a mama doente para ocultá-la, até que não suportando mais o desconforto, pediu a um escravo que extirpasse seu seio com uma faca, e uma forma de mastectomia  primitiva se inicia.