Doce Cuidar
  • (19) 97406 5095 / (19) 4115 0066

Artigos

Uma série de artigos e notícias interessantes sobre saúde e cuidado

Dicas de Cuidados com Recém Nascidos

Dicas de Cuidados com Recém Nascidos

Seu bebê nasceu e você é mãe de primeira viagem. Certamente, um turbilhão de sentimentos passa dentro da sua cabeça, você descobre o que é o amor incondicional e o quanto a natureza é perfeita. Mas junto com o seu bebê, também nasce um sentimento de insegurança e um instinto de alerta que vai durar o resto da sua vida.

Mas como ter certeza de que estamos dando a ele tudo o que ele necessita? Como conseguir distinguir um choro do outro, e ter certeza de que ele está bem? Muitas mães e pais se desesperam, mas acredite: o seu bebê é muito mais forte do que você imagina.

1. Estabeleça uma conexão com seu bebê. Sinta a sinergia entre vocês, a ligação que vai além do cordão umbilical. Olhe nos olhos do seu bebê, perceba como ele respira, observe como ele se sente e reage à cada toque e som. Converse com ele e faça-o se sentir seguro no seu colo. Ao sentir esta sinergia, você automaticamente também estará mais segura de si quando se trata de ajudar o seu bebê.

2. Adapte a sua rotina à do seu bebê. Muitas mães sofrem ao se ajustar ao reloginho biológico do bebê, mas é de extrema importância que mamãe e bebê sigam os padrões de alimentação e sono do recém nascido. Portanto, inicialmente, mantenha em mente que é importante se desapegar da sua antiga rotina, mas que cada minuto de cuidados com seu bebê vai compensar.

3. Aproveite o banho do seu bebê para fortalecer a relação de vocês. Durante a higiene diária, seu bebê recebe uma variedade de estímulos que são essenciais ao seu desenvolvimento, e importantes também para os pais, uma vez que o laço emocional é fortalecido durante a interação de pais e bebê. Perceba também à qual horário de banho seu bebê responde melhor, e estabeleça uma rotina de horários para a higiene dele. Alguns bebês gostam mais de tomar banho à noite, uma vez que relaxam e descansam melhor. Outros, ficam mais alertas, portanto preferem o banho mais cedo.
Lembre-se: jamais deixe seu bebê sozinho na banheira ou próximo de água, nem por um segundo.

4. Mantenha o coto umbilical sempre limpo e seco. Após o nascimento, o bebê mantém o coto umbilical em seu umbigo por mais ou menos 10 dias, até que ele caia naturalmente. É de extrema importância que o coto umbilical esteja sempre seco e limpo para evitar infecções e inflamações, e também para que a cicatrização ocorra rapidamente após a queda dele.  Use uma gaze com álcool para limpá-lo, uma pequena quantidade já é o suficiente e não mexa ou retire a pinça, pois ela cairá juntamente com o cordão.

5. O cabelo do bebê é importante para mantê-lo aquecido. É possível que os cabelos de seu bebê caiam com o passar da semana, mas isso é completamente normal. Porém, o cabelo tem a função de manter a cabeça de seu bebê aquecida, portanto, jamais deve ser cortado.

6. Banhos de sol são importantes para o bebê.  O bebê necessita de vitamina D assim como os adultos, e muitas mães previnem que seu bebê seja exposto ao sol por medo dos efeitos nocivos dos raios na pele. O banho de sol ajuda na própria síntese da vitamina D recebida através do leite materno, e além disso, também ajuda o bebê a eliminar a bilirrubina, substância que pode causar icterícia no bebê. Lembrando que o bebê não deve ser exposto ao sol entre às 10 e 16h. Um simples passeio no quarteirão com o bebê ou até levá-lo à sacada do seu apartamento por alguns minutos já ajuda.


Lembre-se que os animais não têm todas estas instruções e mesmo assim conseguem criar seus filhotes através do instinto. É muito importante que mãe e pai confiem em seus instintos, mantenham-se seguros e calmos. O estado emocional dos pais reflete muito nos filhos, independente da idade, e por isso, é importante que o relacionamento inspire segurança e amor, sempre.

Comentários

thiago

16 janeiro, 2017

teste

Novo nome

16 janeiro, 2017

comentario

Teste GW

17 janeiro, 2017

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.

Deixe aqui o seu comentário

  • 03.nov.2017

    As complicações do diabetes levam milhares de paciente a cegueira, perda do funcionamento renal com consequente necessidade de hemodiálise, aumentam as chances de infarto, acidentes vasculares cerebrais e perda da visão.

  • 13.mar.2017

    Fique atento! Cerca de 50% dos diabéticos ainda não receberam o diagnóstico, ou seja nao sabem que estão doentes. 

  • 06.mar.2017

    A Demência pode apresentar diversas formas e causas. Dependendo do tipo pode ser reversível ou controlada. Algumas atitudes muitas vezes inusitadas ou constrangedoras podem ser um sinal da doença.

    Você sabia que controlando os fatores de risco para demência, também controla risco para infarto?

  • 06.mar.2017

    Genes podem falar se você tem risco de desenvolver algum tipo de câncer.
    O exemplo de Angelina Jolie ilustra um pouco o que dizemos aqui.