Doce Cuidar
  • (19) 97406 5095 / (19) 4115 0066

Artigos

Uma série de artigos e notícias interessantes sobre saúde e cuidado

Os Benefícios da Internet Para a Terceira Idade

Os Benefícios da Internet Para a Terceira Idade

Muitas vezes, a velocidade com que os avanços tecnológicos acontecem causa uma resistência quando se trata de pessoas com mais idade, mas a verdade é que existem inúmeros benefícios para o idoso em se entregar ao mundo virtual.

De acordo com uma pesquisa da Telehelp feita com cerca de 600 idosos em 2016, 66% dos idosos brasileiros usam a internet regularmente, mas o acesso se concentra em idosos até 70 anos. Ainda existe uma grande parcela da população idosa, principalmente acima dos 80 anos, que não sabe como utilizar a Internet. Mas, de que forma a internet pode colaborar com a qualidade de vida do idoso?

A resposta é: de muitas. A internet apresenta benefícios não só pela praticidade, mas também pela oportunidade de utilizar o raciocínio e manter ou até melhorar a saúde mental de inúmeras maneiras através do estímulo de atividade cerebral que possibilita. Além disso, possui muitos artigos sobre saúde e qualidade de vida de forma rápida e fácil, resultando em uma forma efetiva de aquisição à informação. Ou seja, o lazer se transforma em saúde e qualidade de vida.

É natural no ser humano que o processo cognitivo seja afetado pelo envelhecimento. A cognição é responsável pelo processo de aprendizado, comparação, atenção e memorização, ou seja, afeta inúmeras funções como linguagem, intuição, habilidade motor, planejamento e julgamentos. A Internet pode não só ajudar a retardar o envelhecimento cerebral como pode ajudar o cérebro a se manter ativo e dinâmico, auxiliando também na preservação do processo cognitivo.

Muitos idosos sofrem de depressão e isolamento social, causados muitas vezes devido à limitações físicas. Ferramentas como Facebook e Instagram aproximam não só pessoas da mesma faixa etária, mas ajuda a reintroduzir o idoso ao convívio social, portanto, se usadas corretamente, as redes sociais podem ter um efeito extremamente positivo na vida de uma pessoa da terceira idade.

Segundo uma pesquisa feita do Instituto Locomotiva, o número de idosos conectados ao mundo virtual aumentou 1000% nos últimos 8 anos no Brasil, ultrapassando 5 milhões de usuários da terceira idade. Entre smartphones, tablets, notebooks ou computadores, o favorito deles é o notebook, seguido dos computadores, segundo pesquisa feita pelo site A Terceira Idade (www.aterceiraidade.com.br).

A verdade é que o mundo muda diariamente, e é necessário se adaptar às mudanças, e a apesar de o acesso à Internet já ser um obstáculo por si só, uma vez vencido, possibilita um mundo de oportunidades e possibilidades para o idoso. Portanto, vale a pena o esforço para vencê-lo!

 

Comentários

Deixe aqui o seu comentário

  • 03.nov.2017

    As complicações do diabetes levam milhares de paciente a cegueira, perda do funcionamento renal com consequente necessidade de hemodiálise, aumentam as chances de infarto, acidentes vasculares cerebrais e perda da visão.

  • 13.mar.2017

    Fique atento! Cerca de 50% dos diabéticos ainda não receberam o diagnóstico, ou seja nao sabem que estão doentes. 

  • 06.mar.2017

    A Demência pode apresentar diversas formas e causas. Dependendo do tipo pode ser reversível ou controlada. Algumas atitudes muitas vezes inusitadas ou constrangedoras podem ser um sinal da doença.

    Você sabia que controlando os fatores de risco para demência, também controla risco para infarto?

  • 06.mar.2017

    Genes podem falar se você tem risco de desenvolver algum tipo de câncer.
    O exemplo de Angelina Jolie ilustra um pouco o que dizemos aqui.