Doce Cuidar
  • (19) 97406 5095 / (19) 4115 0066

Artigos

Uma série de artigos e notícias interessantes sobre saúde e cuidado

BREVE HISTÓRIA DO CÂNCER DE MAMA

BREVE HISTÓRIA DO CÂNCER DE MAMA

   Imaginemos uma pessoa com câncer de mama, e faremos uma breve viagem , com início no ano de 2500 a.C., em que não havia tratamento; até o  ano 500 a.C.;em que Atossa, rainha da Pérsia, enfaixava a mama doente para ocultá-la, até que não suportando mais o desconforto, pediu a um escravo que extirpasse seu seio com uma faca, e uma forma de mastectomia  primitiva se inicia. 

    Já chegamos no ano de 300 a.C.; Hipócrates identifica o tumor na rainha como Karkinos em grego ou ´´caranguejo`` pois o tumor e os vasos sanguíneos a seu redor lembram um caranguejo com as patas espalhadas na areia. Outra palavra grega associada ao câncer, Onkos era o termo que denominava uma massa, um fardo: o câncer era imaginado como um peso carregado pelo corpo e Galeno em 168 d.C supõe uma causa universal; uma dose elevada de bile negra – melancolia fervendo como um tumor, e passados 1000 anos, a bile negra é purgada do seu corpo, mas o tumor continua a se espalhar. Os cirurgiões medievais tentam sangue de rã, placas de chumbo, estrume de bode, água benta, pasta de caranguejo e substâncias cáusticas.

    Em 1778, em Londres, para o câncer de mama localizado, recomenda-se cirurgia; para os avançados, remotas comiserações. Em 1890, surge a mastectomia radical com retirada do tumor, músculos profundos do tórax e nódulos linfáticos da axila e clavícula. No começo do século XX, radiologistas tentam eliminar o tumor com Raio-X. Em 1950, cirurgiões começam a operar com mastectomia simples e nodulectomias.

    Em 1970, aparecem a quimioterapia adjuvante e hormonioterapia; um pouco mais tarde, em 1986, é descoberto o Her 2, permitindo o passo para a terapia dirigida ou alvo, usando o Herceptin.

    Em 1990, suspeita-se de uma mutação no BRCA 1 e 2, e nossa paciente tem seu genoma sequenciado, sendo portadora de mutação BRCA 1, assim como suas 2 filhas, discute-se ooforectomia bilateral, mastectomia bilateral e rastreamento.

    Surgem novas drogas, que incorporadas no cenário de tumores já metastáticos, permitem a nossa paciente atingir 55 meses de sobrevida, um cenário improvável inicialmente. Outras pesquisas continuam a ser feitas, e boas novidades são esperadas.  Palbociclib, buparlisib, ribociclib, abemaciclib, neratinib e (ufa) sacituzumab govitecan  são algumas das drogas que estão sendo testadas atualmente. A imunoterapia oferece resultados iniciais nesta luta, ainda na fase de pesquisa clinica e quem sabe no futuro, a terapia genica e nanotecnologias nos ofereçam novos arsenais que possam aumentar a taxa de cura de nossos pacientes .

 

Adaptado do livro O imperador de todos os males , Siddhartha Mukherjee

Dr. Fabiano Yoshino - CRM 120.404 - Oncologista

Atende no Hospital da PUCC (19) 3112 1628 e Instituto do RADIUM (19) 3753 4100

fabianoyoshino@gmail.com

Home Care Doce Cuidar (19) 97406 5095

Comentários

tes

21 fevereiro, 2017

teste

teste 2

21 fevereiro, 2017

teste 2

somatodrol

12 abril, 2018

Em média demora entre 7 a 12 dias, mas no caso de compras com boleto pode demorar um pouco mais. Honestamente…vale a pena adquirir? Sim! Na minha opinião compensa comprar Somatodrol. Este suplemento vai te ajudar a ganhar massa muscular magra, além de estimular a produção do GH (hormônio de crescimento que dá mais volume aos músculos) e ainda vai fornecer mais força e energia para os treinos. O segredo é tomar o suplemento corretamente, fazer exercício regularmente e se possível, manter uma alimentação equilibrada à base de proteína. por exemplo. Já o objetivo do zinco na fórmula de Somatodrol (Soma Pro) é equilibrar a porção de hormônio HGH que é o hormônio do crescimento. Enfim o objetivo da vitamina B6 é fazer as funções hormonais equilibradas. No site de venda do suplemento você pode olhar a bula dos itens de Somatodrol (Soma Pro). www.somatodrol-no-brasil.com descrição.

Deixe aqui o seu comentário

  • 03.nov.2017

    As complicações do diabetes levam milhares de paciente a cegueira, perda do funcionamento renal com consequente necessidade de hemodiálise, aumentam as chances de infarto, acidentes vasculares cerebrais e perda da visão.

  • 13.mar.2017

    Fique atento! Cerca de 50% dos diabéticos ainda não receberam o diagnóstico, ou seja nao sabem que estão doentes. 

  • 06.mar.2017

    A Demência pode apresentar diversas formas e causas. Dependendo do tipo pode ser reversível ou controlada. Algumas atitudes muitas vezes inusitadas ou constrangedoras podem ser um sinal da doença.

    Você sabia que controlando os fatores de risco para demência, também controla risco para infarto?

  • 06.mar.2017

    Genes podem falar se você tem risco de desenvolver algum tipo de câncer.
    O exemplo de Angelina Jolie ilustra um pouco o que dizemos aqui.