Estas abordagens, apesar de simples, são úteis e podem ajudar na prevenção de infecção urinaria.
Dicas de Cuidados com Recém Nascidos

Seu bebê nasceu e você é mãe de primeira viagem. Certamente, um turbilhão de sentimentos passa dentro da sua cabeça, você descobre o que é o amor incondicional e o quanto a natureza é perfeita. Mas junto com o seu bebê, também nasce um sentimento de insegurança e um instinto de alerta que vai durar o resto da sua vida.
Mas como ter certeza de que estamos dando a ele tudo o que ele necessita? Como conseguir distinguir um choro do outro, e ter certeza de que ele está bem? Muitas mães e pais se desesperam, mas acredite: o seu bebê é muito mais forte do que você imagina.
1. Estabeleça uma conexão com seu bebê. Sinta a sinergia entre vocês, a ligação que vai além do cordão umbilical. Olhe nos olhos do seu bebê, perceba como ele respira, observe como ele se sente e reage à cada toque e som. Converse com ele e faça-o se sentir seguro no seu colo. Ao sentir esta sinergia, você automaticamente também estará mais segura de si quando se trata de ajudar o seu bebê.
2. Adapte a sua rotina à do seu bebê. Muitas mães sofrem ao se ajustar ao reloginho biológico do bebê, mas é de extrema importância que mamãe e bebê sigam os padrões de alimentação e sono do recém nascido. Portanto, inicialmente, mantenha em mente que é importante se desapegar da sua antiga rotina, mas que cada minuto de cuidados com seu bebê vai compensar.
3. Aproveite o banho do seu bebê para fortalecer a relação de vocês. Durante a higiene diária, seu bebê recebe uma variedade de estímulos que são essenciais ao seu desenvolvimento, e importantes também para os pais, uma vez que o laço emocional é fortalecido durante a interação de pais e bebê. Perceba também à qual horário de banho seu bebê responde melhor, e estabeleça uma rotina de horários para a higiene dele. Alguns bebês gostam mais de tomar banho à noite, uma vez que relaxam e descansam melhor. Outros, ficam mais alertas, portanto preferem o banho mais cedo.
Lembre-se: jamais deixe seu bebê sozinho na banheira ou próximo de água, nem por um segundo.
4. Mantenha o coto umbilical sempre limpo e seco. Após o nascimento, o bebê mantém o coto umbilical em seu umbigo por mais ou menos 10 dias, até que ele caia naturalmente. É de extrema importância que o coto umbilical esteja sempre seco e limpo para evitar infecções e inflamações, e também para que a cicatrização ocorra rapidamente após a queda dele. Use uma gaze com álcool para limpá-lo, uma pequena quantidade já é o suficiente e não mexa ou retire a pinça, pois ela cairá juntamente com o cordão.
5. O cabelo do bebê é importante para mantê-lo aquecido. É possível que os cabelos de seu bebê caiam com o passar da semana, mas isso é completamente normal. Porém, o cabelo tem a função de manter a cabeça de seu bebê aquecida, portanto, jamais deve ser cortado.
6. Banhos de sol são importantes para o bebê. O bebê necessita de vitamina D assim como os adultos, e muitas mães previnem que seu bebê seja exposto ao sol por medo dos efeitos nocivos dos raios na pele. O banho de sol ajuda na própria síntese da vitamina D recebida através do leite materno, e além disso, também ajuda o bebê a eliminar a bilirrubina, substância que pode causar icterícia no bebê. Lembrando que o bebê não deve ser exposto ao sol entre às 10 e 16h. Um simples passeio no quarteirão com o bebê ou até levá-lo à sacada do seu apartamento por alguns minutos já ajuda.
Lembre-se que os animais não têm todas estas instruções e mesmo assim conseguem criar seus filhotes através do instinto. É muito importante que mãe e pai confiem em seus instintos, mantenham-se seguros e calmos. O estado emocional dos pais reflete muito nos filhos, independente da idade, e por isso, é importante que o relacionamento inspire segurança e amor, sempre.
Comentários
thiago
16 janeiro, 2017
Novo nome
16 janeiro, 2017
Teste GW
17 janeiro, 2017
Deixe aqui o seu comentário