Estas abordagens, apesar de simples, são úteis e podem ajudar na prevenção de infecção urinaria.
Isso é Demência? Será?

Demência é uma síndrome em que ocorre declínio cognitivo persistente e que acarreta prejuízo na realização das atividades corriqueiras.
A Doença de Alzheimer é a mais frequente. É importante chamar a atenção para alguns tipos que podem ocorrer sem um prejuízo importante da memória como a frontotemporal e algumas formas de natureza vascular.
Podemos dividir as demências em reversíveis, como por exemplo as ocasionadas por baixos níveis de vitamina B12 (corrigido esse déficit, pode-se reverter ou melhorar totalmente este distúrbio), tumores cerebrais, uso crônico de álcool, medicamentos e alterações sanguíneas nos níveis de açúcar, sódio e cálcio, além de disfunções da tireoide. E as chamadas degenerativas ou irreversíveis, como Alzheimer, corpos de Lewy, frontotemporal e vascular .
Na demência frontotemporal, ainda sem uma causa específica, notamos uma deterioração da personalidade e da cognição, um paciente fazendo coisas que até então ele não fazia, aquela pessoa séria e recatada que passa a ter atitudes e comentários no mínimo inconvenientes até do ponto de vista sexual, podendo até urinar na rua. Esse tipo acomete 10 % casos, em geral pode ocorrer a partir dos 50 a 60 anos.
Já a Doença de Alzheimer, que representa a grande maioria dos casos de demência, os pacientes costumar ter esquecimentos de fatos, pessoas, faces e objetos comuns, além da perda da memória recente repetindo as mesmas perguntas e assuntos. Mudança de comportamento e personalidade, erros ao falar e escrever, desorientação no tempo e espaço, delírios como se estivesse sendo roubado, não reconhece situações de risco e troca o dia pela noite.
Em geral, a demência aumenta com a idade, sendo que a prevalência atinge 37% da população com idade acima de 85 anos. Para reduzir a chance de desenvolvê-la, é importante combater os fatores de risco como abuso de álcool, colesterol elevado, hipertensão arterial, diabetes, tabagismo, obesidade e hiper-homocisteinemia sérica, ou seja, combatendo os fatores de risco para infarto, você também reduzira o risco de demência. Cuide-se!
Comentários
Carolina C Sabino
21 janeiro, 2019
sauuqvibwb
09 novembro, 2020
Deixe aqui o seu comentário