Estas abordagens, apesar de simples, são úteis e podem ajudar na prevenção de infecção urinaria.
50% dos diabéticos ainda não receberam o diagnóstico!

O Diabetes Melittus (DM) acomete cerca de 7,6% da população brasileira entre 30 e 69 anos de idade. Cerca de 50% dos pacientes desconhecem o diagnóstico e 24% daqueles reconhecidamente portadores de DM não fazem qualquer tipo de tratamento.
É uma doença caracterizada pela elevação da glicose no sangue (hiperglicemia), devido a falta de insulina ou uma dificuldade na ação do hormônio Insulina, produzido no pâncreas, pelas chamadas células beta. A insulina promove a entrada de glicose para as células do organismo
e quando ocorre a elevação da glicemia no sangue podemos estar diante de um quadro de diabetes.
Classificação
Tipo 1 (DM 1) - nossos anticorpos destroem as células beta pancreáticas ocasionando a deficiência de insulina, com emagrecimento, sede, diurese e fome excessivas, se não tratada ou descoberta pode ate levar a cetoacidose diabética, um quadro grave, com risco de vida ao paciente e até coma. Esse tipo de diabetes ocorre em crianças e adultos jovens.
Tipo 2 (DM 2) - É a que ocorre em 90 % dos casos, a insulina tem sua ação dificultada, e ocorre um aumento do nível para tentar manter a glicemia adequada, é o que chamamos de resistência a insulina. Acomete adultos normalmente a partir dos 50 anos, em geral obesos ou com aumento de peso e inatividade física. Outros sinais que chamam a atenção são feridas que demoram para cicatrizar, infecções de repetição, alterações visuais, formigamento nas mãos e pés.
Diabetes Gestacional - Ocorre durante a gestação, podendo ser passageira ou não, normalmente detectada no terceiro trimestre.
Outros tipos de diabetes
Esses tipos são decorrentes de defeitos genéticos associados a outras doenças ou ao uso de medicamentos.
- Diabetes por defeitos genéticos da função da célula beta;
- Por defeitos genéticos na ação da insulina;
- Por doenças do pâncreas exócrino como: pancreatite, neoplasia, hemocromatose e fibrose cística por exemplo;
- Induzida por drogas ou produtos químicos como: diuréticos, corticoides, betabloqueadores, contraceptivos entre outros.
Quais exames podemos fazer para descobrir o Diabetes?
A Sociedade Brasileira de Diabetes recomenda como critério de diagnóstico de Diabetes Mellitus as seguintes condições:
- Hemoglobina glicada maior que 6,5% confirmada em outra ocasião (dois testes alterados);
- Uma dosagem de hemoglobina glicada associada a glicemia de jejum maior que 200 mg/dl na presença de sintomas de diabetes;
- Sintomas de urina e sede intensas, perda de peso apesar de ingestão alimentar, com glicemia fora do jejum maior que 200mg/dl;
- Glicemia de jejum maior ou igual a 126 mg/dl em pelo menos duas amostras em dias diferentes;
- Glicemia maior que 200 mg/dl duas horas após ingestão de 75g de glicose.
Comentários
Kevinmab
30 agosto, 2018
ACoicAlbuccick
23 setembro, 2018
ACoicAlbuccick
07 outubro, 2018
Deixe aqui o seu comentário